Cordão Valu celebra 20 anos de história e relembra a trajetória no Carnaval de rua de Campo Grande
15/02/2026
(Foto: Reprodução) Cordão Valu comemora 20 anos em 2026.
Ninfa Ribeiro
O Cordão Valu, um dos blocos mais tradicionais do carnaval de rua de Campo Grande, completa 20 anos em 2026. Criado em 2006, o grupo celebra duas décadas de festa e relembra sua trajetória na capital.
Fundado pela professora de história e produtora cultural Silvana Valu, o bloco inicialmente era o Cordão do Bar Valu. A primeira vez que esteve nas ruas foi em 2007, com a participação de cerca de 100 pessoas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Silvana lembra que o bloco nasceu do desejo de festejar o carnaval com amigos.
“O Cordão surge da vontade de pular carnaval nas ruas, de fantasia, ouvindo marchinhas. A gente juntou um monte de amigos que queriam apenas brincar no carnaval. O cordão foi crescendo e hoje essa multidão toma as ruas de Campo Grande”, disse.
Neste ano, o bloco foi homenageado pelo Farofolia, e Valu comenta a parceria com os outros eventos de carnaval da capital e o sentimento de gratidão.
“É uma emoção muito grande o reconhecimento e as homenagens dos outros blocos. Eu fico realmente lisonjeada”.
Público que cresceu e acompanha a festa há anos
O público também cresceu ao longo dos anos e hoje lota as ruas próximas à Esplanada Ferroviária, no centro da cidade. Muitos foliões participam desde os primeiros carnavais.
A artista Antônia Regina acompanha o bloco desde o início e fala sobre o sentimento de fazer parte da festa.
“Eu frequento há 20 anos. Eu não perco um. É tudo de bom ver amigos de 20 anos. A cada ano vem mais gente. Quem vinha quando criança já está adulto, tendo filhos. É uma coisa fantástica”, contou.
A jornalista Thais Pompeo também participa do bloco há anos, e hoje leva a filha de 7 anos. Segundo ela, desde 2020 a menina acompanha o carnaval e criou paixão pela festa.
“A gente traz ela faz anos e ela adora. O carnaval aqui tem cara de vila, é acolhedor e tem tudo a ver com a nossa cidade”, disse Thais.
Veja vídeos de Mato Grosso do